13.7.12

VÁRIOS - (1977) AS 12 PROIBIDAS

Deixamos esta coletânea aqui, "As 12 Proibidas", para o encerramento de nosso especial de forró porque ela representa como nenhuma outra a força da música popular e denuncia o quanto ainda temos de avançar para que este elemento cultural seja de fato e oficialmente reconhecido como "cultura nacional". Se alguém pensa que é exagero, vide o grau de rejeição e de preconceito que certas classes impõem a tudo o que seja popular neste país, rejeitando sua própria face e o que as caracterizam por identidade cultural.

Há bem pouco tempo, no famigerado período de ditadura militar, tudo o que extrapolava, mesmo que minimamente, os limites do padrão cultural imposto, era tido como "imoral" e censurado pelos ignorantes do poder. A famosa faixa preta da censura estampou muitos discos nesta época, exatamente porque expunham os traços marcantes da popularidade ou mesmo, por ironia, escrachavam a ridícula moralidade da conservadora sociedade brasileira de sempre.

Os retrógrados proíbem, a gente esculacha pra todo mundo! Boas festas juninas a todos!




Faixas:

01 Maria Chiquinha - Genival Lacerda
02 O pinto - Pinduca
03 Ovo de codorna - Lindú
04 Procurando tu - Edson Duarte
05 O caçador - Coroné
06 Nosso amor foi uma aposta - Lenita Santos
07 A feira - Lindú
08 Peba na pimenta - Lenita Santos
09 Fachiando - Edson Duarte
10 Que diabo você tinha - Lindú
11 Florisbela - Genival Lacerda
12 Vamos lá pra ver - Edson Duarte

link

2 comentários:

  1. concordo plenamente mais não podemos parar pois como bom nordestino amo nossa cultura e sempre costumo passar adiante não me envergonho nunca de falar e colocar em pratica meu nordestinês vamos continuar sem dar ouvidos aos que não tem nenhuma cultura pra mostrar e nosso nordeste é rico e muito mais.

    ResponderExcluir
  2. o link ta ruim a muito tempo. se poder corrigir, eu fico grato.

    ResponderExcluir