17.10.11

Bartô Galeno - Discografia (parte 1)

Confesso que as pérolas da minha infância eram ouvir estas magníficas canções. Era curioso, pra mim, ainda menino, verificar o estado de transe dos que ouviam tão puljantes canções.

As calças apertadas, comprimindo os ovos, o maço de cigarros preso no ombro da camisa, os sapatos lustrados e semi-empoeirados, as cabeleiras. Isso era a parte estética, no âmbito da ética pululavam cafajestaes que faziam mocinhas sofrerem de amor, e estes mesmos cafajestes sofriam com chifres e recusas amorosas. E o sofrimento era o novelo onde era tecida toda a cosmogonia daquela geração. Porque sofrer edificava. Ouvir canções que falavam, com ironia e humor, da dor de amor, uma dor construída, que não machuca de fato, apenas cria uma alegoria de um sofrimento de que todos precisamos para estarmos atentos, para sermos fortes, para aceitarmos menos tragicamente a morte da mãe, do irmão; do filho, Deus meu! As mesmas amigas que se felicitavam e alcovitavam a amiga a trair o namorado choravam ao lado dela quando era ela a traída. Todos eram atraídos por este jogo, e ainda o são.

Afora isso, belos poemas de amor, reflexões sobre o homem de seu tempo, artistas inteligentes sem o ranço do iluminismo elitista e eurocêntrico. Depois das gerações dos 30 e 40, com magníficas canções e sapientíssimas interpretações da alma brasileira, da alma das ruas, a geração dos 70 foi o nosso último suspiro. Depois disso... o silêncio, o axé e o trance!

Por Lelê Teles


Discos:

BARTÔ GALENO 1976

link

BARTÔ GALENO 1977

link

BARTÔ GALENO 1978

link

BARTÔ GALENO 1979

link

BARTÔ GALENO E SEUS MAIORES SUCESSOS

link

BARTÔ GALENO VOL. 1

link

Nenhum comentário:

Postar um comentário